Difference between revisions of "Features requested for Architecture"
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− | + | Aqui você pode encontrar uma lista de recursos que gostaríamos de ver no Blender para melhorar o fluxo de trabalho de arquitectura: | |
− | == | + | Para fazer == == |
− | === Interactive | + | === Interactive melhorias de renderização === |
− | OpenGl preview | + | OpenGl preview de materiais e iluminação em 3D |
− | * | + | * Não mostrar UV Texture (o plano, cubo, esfera, botões de tubo no "mapa" do painel de material) |
− | * | + | * Texturas processuais (por exemplo, em tijolos) |
− | * | + | * Bump, displacement |
− | * matte | + | * Sombras matte |
− | * | + | * Brilhante |
− | * | + | * Sensação de GI / Ligthing ambiant / oclusão |
− | * | + | * Translucidity, transparência |
− | * | + | * Espelho |
− | + | Tudo isso, apertado perto de Blender configurações de renderização. Isto significa que, os usuários não-codificadores poderia usá-lo facilmente. Configurações do material usado para processamento são traduzidos para elaborar o material 3D Viewport assim que você don "t necessidade de definir o material duas vezes, uma para processamento e outra hora para GL visualização. | |
− | + | Exemplo em Truespace: | |
− | [[Image:Truespace GLSL.png]] | + | [[Image: Truespace GLSL.png]] |
− | *http://www.caligari.com/Products/trueSpace/tS75/Brochure/guidedtour.asp | + | * http://www.caligari.com/Products/trueSpace/tS75/Brochure/guidedtour.asp |
− | *http://www.caligari.com/Products/trueSpace/tS75/Brochure/images/GuidedTour08B.wmv | + | * http://www.caligari.com/Products/trueSpace/tS75/Brochure/images/GuidedTour08B.wmv |
− | *http://www.ofusiontechnologies.com/ | + | * http://www.ofusiontechnologies.com/ |
− | *http://www.ogre3d.org/index.php?set_albumName=album35&option=com_gallery&Itemid=55&include=view_album.php | + | * http://www.ogre3d.org/index.php?set_albumName=album35&option=com_gallery&Itemid=55&include=view_album.php |
− | === | + | Dimensões === === |
− | * | + | * Unidades adequada e sistema de medição, dimensões ilimitadas do modelo. |
− | ** | + | ** Suficiente dígitos significativos para converter entre unidades com erro imperceptable. |
− | ** | + | ** Entrada métodos para lidar com vários sistemas de convenções (Inglês pés e polegadas, metros e milímetros métrica, Inglês pés decimal, anos-luz, etc) |
− | ** | + | ** Associação directa com a preferência de cada modelo, de modo que as importações de várias unidades estão devidamente dimensionados. |
− | === | + | === === Snap |
− | * | + | * Mais inteligente agarrar: agarrar a médio, interseção, normal e medida. |
− | * | + | * Seleção e movimentação do 3dCursor |
− | * | + | * Tirando a 3D cursor da mesma forma como tirando a obras de vértice. |
− | * | + | * A ferramenta agarrando para loopCut, faca e slideVertices |
− | * | + | * Criar linhas (bordas) por entrada numérica (raio, ângulo, co-ordenadas catesian) - este pode ser combinado com a cara de decisão e de extrusão, com entrada numérica para criar rapidamente formas precisas. |
− | === | + | === Ferramentas === |
− | * " | + | * "Medida" de ferramentas, ou mesmo "Dimensões" ferramenta que pode adicionar dimensões em planta, alçados, etc |
− | === | + | === === Parametrics |
− | + | Algumas funções básicas paramétrico seria extremamente útil. Alguns destes poderiam ser acrescentados como modificadores de malha. A premissa básica é que uma parte simples editável define muito mais complexo modelo em 3D (não visualmente editável). | |
− | * ''' | + | *'' 'Coluna''' definida por: |
− | ** | + | ** Um único vértice (que fornece o ponto de base) |
− | ** | + | ** Altura |
− | ** | + | ** Largura |
− | ** | + | ** Um x + y offset (para que a coluna pode ser centrado em um ponto, ou ter um canto no ponto), |
− | ** | + | ** Tipo de seção transversal (quadrado, redondo, outras?) |
− | ** ( | + | ** (Mais tarde) Capitais e bases |
− | ** ( | + | ** (Tarde) ângulo do eixo |
− | * ''' | + | *'' 'Boca''' definida por: |
− | ** | + | ** Uma única aresta (que fornecem o ponto de base, o ângulo (em todos os planos) e comprimento) |
− | ** | + | ** Altura |
− | ** | + | ** Profundidade |
− | ** | + | ** Um vertical e deslocamento lateral (para definir se o feixe está centrada ou offset) |
− | ** | + | ** Cruz tipo de seção (quadrado, redondo, de I, C-beam, Z-estrada, etc) |
− | * ''' | + | *'' 'Laje''' definida por: |
− | ** base | + | ** Plano base (s) (de preferência um Fgon ou algo assim), que fornece a forma e tamanho. |
− | ** | + | ** Espessura (positivo ou negativo) |
− | ** | + | ** Tipo de espessura (vertical, perpendicular, vertical para o valor absoluto (plano base plana)) |
− | ( | + | (placas também poderia ser usado para rooves onde o plano de base (s) pode ser em um ângulo |
− | * '''Wall''' | + | *'' 'Wall''' definida por: |
− | ** | + | ** Uma borda, ou polilinha (que fornece a forma da parte inferior da parede) |
− | ** | + | ** Altura |
− | ** | + | ** Espessura |
− | ** lateral | + | ** Deslocamento lateral |
− | ** | + | ** A altura do tipo (altura relativa da linha de base, para o valor absoluto, até ao valor absoluto) |
− | (Down to | + | (Down to o valor absoluto é útil para as paredes cobertas por telhados angulares, onde a linha que define se a atenção na altura do telhado, inclinado, a parede e cai para o nível do chão) |
− | ==== | + | ==== Mais complexo, menos importante ==== |
− | * | + | * Hole (através de paredes, lajes, etc |
− | * | + | * Portas, com largura, altura, tipo, abertura, revelar, etc |
− | * | + | * Janelas, semelhante |
− | * | + | * Modificações tipo de paredes, lajes, etc paredes: tijolos, etc |
− | === | + | === === NURBS |
− | [[Image:NURBSBlends2.jpg]] | + | [[Image: NURBSBlends2.jpg]] |
− | *[http://sites.google.com/a/ckbrd.de/blender---nurbs/Home/] | + | * [http://sites.google.com/a/ckbrd.de/blender---nurbs/Home/] |
− | === | + | Outros === === |
− | * | + | * Possibilidade de definir a imagem de fundo para a câmera Angeled qualquer forma, não só para a frente, superior e direito ver .. |
− | * "LayerManager" | + | * "LayerManager" Advanced Management camada. nomeação, agrupamento e Nuber ilimitada deles (para importação emissão especial) |
− | * "LandscapeBuilder" | + | * "LandscapeBuilder" uma ferramenta para construir e plantar paisagem real com base em linhas de contorno. |
− | * | + | * Possibilidade de ligação a uma base de dados de modo a ser possível fazer "listas de materiais", a saber "quantidades" de um material é no modelo (ou seja: para saber quantos metros cúbicos / pés de tijolo, concreto, mármore, cerâmica telhas, etc, ou de metros quadrados / pés para tintas, etc) Talvez tentando ligar para o OpenOffice banco de dados seria uma possibilidade. |
− | * | + | * Melhor de importação / exportação de formatos de arquivo comumente usados como. DXF,. DWG, .3 DS, etc |
− | * A | + | * A PrintingEditor "que pode trabalhar com os layouts e traçar-los" em escala ". Capacidades de impressão de linhas (contínua, traço, linha central, etc, espessura de uma linha, cores, etc - todos os recursos que são necessários para traçar um conjunto completo de desenhos de construção). Se pudéssemos combinar alguma Blender com um vetor ferramenta baseada - como o Inkscape, OpenOffice ou similar - que possam produzir o resultado aceitável para "profissionais de impressão". |
− | * | + | * Fácil de usar GameBlender a visitar o nosso edifício, como em um jogo FPS. |
− | * Texture | + | * Bicarbonato de objetos Texture para não UV texturizado |
− | * | + | * Quando você começar a rodar 3Dview por MMB por acidente de puposes para verificar, por isso a possibilidade de quebrar essa rotação (provavelmente por RMB) e veja o retorno em ângulo deve ser muito timesaving. |
− | * | + | * Outra melhoria possível para 3Dview, que não é necessário, mas interessante: "ViewRotateSnap" Ele trabalha principalmente no modo de gira-discos (este é um the_right para modelagem de arquitetura, certo?,)) Isto poderia ser wery recurso de mão cheia, mas não tem software i já vi é capaz de fazer isso. Imagine: você está rotaiting seu modelo na sua tela, e verificando as relações entre os objetos. quando você está muito perto da vista frontal, (você quiser verificar algumas linhas paralelas) pressione CTRL e voila seu eyecamera pegar de frente exato! Lançamento ctrl, rodar mais à direita, quando você está perto para ver direito (1-2 °) Use Ctrl para saltar novamente para a vista direita da página. É rápido maneira eficiente, o que poupa muitos comutação viúva e olho-pesquisando. imho. |
− | == Work in Progress | + | == == Work in Progress |
− | * GLSL | + | * GLSL na modelagem em 3D view Apricot ramo |
− | * | + | * A ferramenta da Secção - uma ferramenta para "cortar" com os edifícios: Procure uma secção "script" em [[Scripts Tools #]] |
− | * High Fidelity | + | * High Fidelity motor de renderização (aka Maxwell, Yafray, Povray, Sunflow ..): custom Blender constrói para Povray, Kerkythea ... Blender renderizador externo API. GSoC 2007 |
− | * | + | * Modelagem paramétrica: http://yorik.orgfree.com/tutorials/parametricobjects-blender.html |
− | * [ | + | * [Http://sites.google.com/a/ckbrd.de/blender---nurbs/ modelagem NURBS: realização do GSoC (90% concluído) planejada por meio de uma angariação de fundos por um desenvolvedor experiente liquidificador mentor Emmanuel Stone ( desenvolvedor original)] |
− | * [http://wiki.blender.org/index.php/BlenderDev/CustomToolbar | + | * [Barra de ferramentas personalizada http://wiki.blender.org/index.php/BlenderDev/CustomToolbar] |
− | * [ | + | * [Http://cad4arch.com/cadtools/ CAD-tools]: uma suíte de produtividade CAD para Blender 2,49 (10,2009 migius) |
− | * [ | + | * [Http://cad4arch.com/archtools/ ARCH-tools]: object-oriented criador / editor de modelos de arquitectura para o Blender 2,49 (10,2009 migius) |
− | + | Você pode acompanhar developement Blender lendo teses de mailing lists: | |
− | * [ | + | * [Http://projects.blender.org/pipermail/bf-blender-cvs/ Commitements ao CVS com logs eo changelog] |
− | * [ | + | * [Http://projects.blender.org/pipermail/bf-committers/ discussões entre programadores Blender] |
− | == | + | Feito == == |
− | * | + | * Bicarbonato de Textura: [http://www.blender.org/development/release-logs/blender-243/render-baking/ acrescentado em 2,43] |
− | * Snap | + | * Snap no modo de edição: [http://www.blender.org/development/release-logs/blender-243/transform-snap/ acrescentado em 2,43] e 2,44 |
− | * Outliner | + | * Outliner onde você pode escolher qual o objeto para ver, processar, modificar: adicionado em 2,43 |
− | * | + | * Trabalhar em conjunto: Verse (na fonte, não em compilações), objeto de proxy (2,43), append. |
− | * [http://wiki.blender.org/index.php/User:Elubie/PreviewImageBrowser | + | * [Bills http://wiki.blender.org/index.php/User:Elubie/PreviewImageBrowser de materiais navegador] em 2,45 |
− | * [ | + | * [Http://www.blender.org/development/current-projects/changes-since-244/glossy-reflectionrefraction/ reflexões Brilhante], em 2,45 |
− | * [ | + | * [Http://www.blender.org/development/current-projects/changes-since-244/raytraced-soft-shadows/ Soft raytraced sombras] em 2,45 |
− | * [ | + | * [Http://www.blender.org/development/current-projects/changes-since-244/approximate-ambient-occlusion/ aproximado AO] para efeito de radiosidade rápido em 2,45 |
− | * Snap | + | * Snap entre objetos em 2,45 |
− | * [ | + | * [Http://blenderartists.org/forum/showthread.php?t=84319 Nova DXF Importador] em 2,46 |
− | * Custom | + | * Custom transformar em orientações 2,46 |
− | * Snap to | + | * Snap to arestas e faces de 2,47 |
− | * [ | + | * [Http://blenderartists.org/forum/showthread.php?t=136439 Nova DXF Exporter] em 2,48 |
Revision as of 12:39, 2 February 2010
Aqui você pode encontrar uma lista de recursos que gostaríamos de ver no Blender para melhorar o fluxo de trabalho de arquitectura:
Para fazer == ==
Interactive melhorias de renderização
OpenGl preview de materiais e iluminação em 3D
- Não mostrar UV Texture (o plano, cubo, esfera, botões de tubo no "mapa" do painel de material)
- Texturas processuais (por exemplo, em tijolos)
- Bump, displacement
- Sombras matte
- Brilhante
- Sensação de GI / Ligthing ambiant / oclusão
- Translucidity, transparência
- Espelho
Tudo isso, apertado perto de Blender configurações de renderização. Isto significa que, os usuários não-codificadores poderia usá-lo facilmente. Configurações do material usado para processamento são traduzidos para elaborar o material 3D Viewport assim que você don "t necessidade de definir o material duas vezes, uma para processamento e outra hora para GL visualização.
Exemplo em Truespace:
- http://www.caligari.com/Products/trueSpace/tS75/Brochure/guidedtour.asp
- http://www.caligari.com/Products/trueSpace/tS75/Brochure/images/GuidedTour08B.wmv
- http://www.ofusiontechnologies.com/
- http://www.ogre3d.org/index.php?set_albumName=album35&option=com_gallery&Itemid=55&include=view_album.php
Dimensões === ===
- Unidades adequada e sistema de medição, dimensões ilimitadas do modelo.
- Suficiente dígitos significativos para converter entre unidades com erro imperceptable.
- Entrada métodos para lidar com vários sistemas de convenções (Inglês pés e polegadas, metros e milímetros métrica, Inglês pés decimal, anos-luz, etc)
- Associação directa com a preferência de cada modelo, de modo que as importações de várias unidades estão devidamente dimensionados.
=== === Snap
- Mais inteligente agarrar: agarrar a médio, interseção, normal e medida.
- Seleção e movimentação do 3dCursor
- Tirando a 3D cursor da mesma forma como tirando a obras de vértice.
- A ferramenta agarrando para loopCut, faca e slideVertices
- Criar linhas (bordas) por entrada numérica (raio, ângulo, co-ordenadas catesian) - este pode ser combinado com a cara de decisão e de extrusão, com entrada numérica para criar rapidamente formas precisas.
Ferramentas
- "Medida" de ferramentas, ou mesmo "Dimensões" ferramenta que pode adicionar dimensões em planta, alçados, etc
=== === Parametrics Algumas funções básicas paramétrico seria extremamente útil. Alguns destes poderiam ser acrescentados como modificadores de malha. A premissa básica é que uma parte simples editável define muito mais complexo modelo em 3D (não visualmente editável).
- 'Coluna' definida por:
- Um único vértice (que fornece o ponto de base)
- Altura
- Largura
- Um x + y offset (para que a coluna pode ser centrado em um ponto, ou ter um canto no ponto),
- Tipo de seção transversal (quadrado, redondo, outras?)
- (Mais tarde) Capitais e bases
- (Tarde) ângulo do eixo
- 'Boca' definida por:
- Uma única aresta (que fornecem o ponto de base, o ângulo (em todos os planos) e comprimento)
- Altura
- Profundidade
- Um vertical e deslocamento lateral (para definir se o feixe está centrada ou offset)
- Cruz tipo de seção (quadrado, redondo, de I, C-beam, Z-estrada, etc)
- 'Laje' definida por:
- Plano base (s) (de preferência um Fgon ou algo assim), que fornece a forma e tamanho.
- Espessura (positivo ou negativo)
- Tipo de espessura (vertical, perpendicular, vertical para o valor absoluto (plano base plana))
(placas também poderia ser usado para rooves onde o plano de base (s) pode ser em um ângulo
- 'Wall' definida por:
- Uma borda, ou polilinha (que fornece a forma da parte inferior da parede)
- Altura
- Espessura
- Deslocamento lateral
- A altura do tipo (altura relativa da linha de base, para o valor absoluto, até ao valor absoluto)
(Down to o valor absoluto é útil para as paredes cobertas por telhados angulares, onde a linha que define se a atenção na altura do telhado, inclinado, a parede e cai para o nível do chão)
Mais complexo, menos importante
- Hole (através de paredes, lajes, etc
- Portas, com largura, altura, tipo, abertura, revelar, etc
- Janelas, semelhante
- Modificações tipo de paredes, lajes, etc paredes: tijolos, etc
Outros === ===
- Possibilidade de definir a imagem de fundo para a câmera Angeled qualquer forma, não só para a frente, superior e direito ver ..
- "LayerManager" Advanced Management camada. nomeação, agrupamento e Nuber ilimitada deles (para importação emissão especial)
- "LandscapeBuilder" uma ferramenta para construir e plantar paisagem real com base em linhas de contorno.
- Possibilidade de ligação a uma base de dados de modo a ser possível fazer "listas de materiais", a saber "quantidades" de um material é no modelo (ou seja: para saber quantos metros cúbicos / pés de tijolo, concreto, mármore, cerâmica telhas, etc, ou de metros quadrados / pés para tintas, etc) Talvez tentando ligar para o OpenOffice banco de dados seria uma possibilidade.
- Melhor de importação / exportação de formatos de arquivo comumente usados como. DXF,. DWG, .3 DS, etc
- A PrintingEditor "que pode trabalhar com os layouts e traçar-los" em escala ". Capacidades de impressão de linhas (contínua, traço, linha central, etc, espessura de uma linha, cores, etc - todos os recursos que são necessários para traçar um conjunto completo de desenhos de construção). Se pudéssemos combinar alguma Blender com um vetor ferramenta baseada - como o Inkscape, OpenOffice ou similar - que possam produzir o resultado aceitável para "profissionais de impressão".
- Fácil de usar GameBlender a visitar o nosso edifício, como em um jogo FPS.
- Bicarbonato de objetos Texture para não UV texturizado
- Quando você começar a rodar 3Dview por MMB por acidente de puposes para verificar, por isso a possibilidade de quebrar essa rotação (provavelmente por RMB) e veja o retorno em ângulo deve ser muito timesaving.
- Outra melhoria possível para 3Dview, que não é necessário, mas interessante: "ViewRotateSnap" Ele trabalha principalmente no modo de gira-discos (este é um the_right para modelagem de arquitetura, certo?,)) Isto poderia ser wery recurso de mão cheia, mas não tem software i já vi é capaz de fazer isso. Imagine: você está rotaiting seu modelo na sua tela, e verificando as relações entre os objetos. quando você está muito perto da vista frontal, (você quiser verificar algumas linhas paralelas) pressione CTRL e voila seu eyecamera pegar de frente exato! Lançamento ctrl, rodar mais à direita, quando você está perto para ver direito (1-2 °) Use Ctrl para saltar novamente para a vista direita da página. É rápido maneira eficiente, o que poupa muitos comutação viúva e olho-pesquisando. imho.
== == Work in Progress
- GLSL na modelagem em 3D view Apricot ramo
- A ferramenta da Secção - uma ferramenta para "cortar" com os edifícios: Procure uma secção "script" em Scripts Tools #
- High Fidelity motor de renderização (aka Maxwell, Yafray, Povray, Sunflow ..): custom Blender constrói para Povray, Kerkythea ... Blender renderizador externo API. GSoC 2007
- Modelagem paramétrica: http://yorik.orgfree.com/tutorials/parametricobjects-blender.html
- modelagem NURBS: realização do GSoC (90% concluído) planejada por meio de uma angariação de fundos por um desenvolvedor experiente liquidificador mentor Emmanuel Stone ( desenvolvedor original)
- [Barra de ferramentas personalizada http://wiki.blender.org/index.php/BlenderDev/CustomToolbar]
- CAD-tools: uma suíte de produtividade CAD para Blender 2,49 (10,2009 migius)
- ARCH-tools: object-oriented criador / editor de modelos de arquitectura para o Blender 2,49 (10,2009 migius)
Você pode acompanhar developement Blender lendo teses de mailing lists:
Feito == ==
- Bicarbonato de Textura: acrescentado em 2,43
- Snap no modo de edição: acrescentado em 2,43 e 2,44
- Outliner onde você pode escolher qual o objeto para ver, processar, modificar: adicionado em 2,43
- Trabalhar em conjunto: Verse (na fonte, não em compilações), objeto de proxy (2,43), append.
- [Bills http://wiki.blender.org/index.php/User:Elubie/PreviewImageBrowser de materiais navegador] em 2,45
- reflexões Brilhante, em 2,45
- Soft raytraced sombras em 2,45
- aproximado AO para efeito de radiosidade rápido em 2,45
- Snap entre objetos em 2,45
- Nova DXF Importador em 2,46
- Custom transformar em orientações 2,46
- Snap to arestas e faces de 2,47
- Nova DXF Exporter em 2,48